terça-feira, 23 de setembro de 2008

TEM MUITA MATEMÁTICA NO LUGAR EM QUE VOCÊ VIVE!



Os números fazem parte de nossa vida por longa data; sabemos que a matemática sistematizada surgiu de herança dos povos egípcios e babilônios ( 2.500 a. C.) e foi organizada a partir das necessidades de cada povo, portanto os números nos acompanham há várias gerações, e é indiscutível a sua importância.
Os números aparecem a todo instante, e os utilizamos nas mais diversificadas áreas, em experiências simples como contar, comparar e operar sobre quantidades, por exemplo: quando vamos ao supermercado, os números estão por todos os lados, nas prateleiras dando idéia de quantidade, anunciando valores do produto, nas embalagens mostrando as calorias, prazo de validade, na caixa registradora calculando valor da compra, etc.
Nós usamos os números para nos localizar no tempo através das horas, registrar datas, acompanhar o calendário, utilizamos em cálculos relativo a despesas, salários e consumo, no trabalho docente, na organização e preparação de atividades para as aulas de matemática e outras situações, na escola, na rua vemos os números em anúncios, em cartazes de promoções, nas placas, anunciando distâncias, ao enviarmos uma carta(CEP), ao fazer uma ligação, no elevador, ateliê de costura para tirar as medidas, na cozinha na receita de um bolo, até mesmo no próprio desenvolvimento físico ( altura, massa corporal), enfim os números estão presentes por vários momentos e nas mais variadas situações da nossa vida cotidiana, nas atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimento em outras áreas do ensino também.

6ª SÉRIE A - INGLÊS/ PROFESSORA ROSÂNGELA (18/09/2008)









Os alunos da 6ª série A , utilizando os conhecimentos adquiridos nas aulas de inglês, apresentaram clipes musicais. Foi um grande sucesso. Parabéns, professora Rosângela!!



"Anyone who stops learning is old, whether at twenty or eighty. Anyone who keeps learning stays young. The greatest thing in life is to keep your mind young."



(Qualquer um que pára de aprender está velho, tanto aos vinte quanto aos oitenta. Qualquer um que permanece estudando fica jovem. A maior coisa na vida é manter sua mente jovem.)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

VISITA DE NOSSA SENHORA APARECIDA (PEREGRINA)






TAMBÉM NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, DIA 17 DE SETEMBRO, RECEBEMOS A VISITA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA (PEREGRINA). OS PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS A RECEBERAM COM MUITO AMOR E CARINHO.

I SARAU DOS PROFESSORES (17/09/2008)





Sarau: é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, lê-se trechos de livros, faz-se poesia! Sarau é onde a gente reúne os amigos ligados a arte e cultura. Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia!

Aconteceu no último HTPC o I Sarau dos Professores. Pensar que a poesia carrega a possibilidade de nos fazer olhar de modo mais sensível para a realidade é algo belo e encantador. O Eu-poético é também um “eu” que anseia, busca, sorri, pergunta e chora, por isso muitas vezes nos encontramos no meio de versos que tratam de questões universais. Foram lidos poemas e crônicas e apreciamos boas músicas tocadas pelo professor Luis Gonzaga!O Sarau contou também com a animada participação da diretora, que recordou lindas canções.

A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA - 7ª SÉRIE B (17/09/2008)






Vivemos em um mundo que privilegia a imagem; os recursos visuais utilizados pela mídia têm muita importância no dia-a-dia das pessoas. Exercitar a leitura de imagens faz com que a leitura de mundo aumente, pela associação verbal/ visual quanto à multiplicidade de sentidos. Quando lemos as imagens, temos o privilégio de dar significado às imagens da nossa própria leitura de mundo.
Os alunos da 7ª série B apresentaram propagandas muito divertidas na aula de Português -professora Luciana Vian.

COPA - GINÁSTICA RÍTMICA - FEG (14/09/2008)







As meninas da ginástica rítmica participaram, pela primeira vez, da COPA de ginástica rítmica, que aconteceu sábado, dia 14 de setembro de 2008, no ginásio de esporte da FEG (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá). Parabéns a professora Alessandra, pela dedicação de sempre!!

sábado, 13 de setembro de 2008

5ª série B - Professora Luciana Vian





ATENDENDO A PEDIDOS...AS FOTOS DA 5ªSÉRIE B

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

É UMA GRANDE SATISFAÇÃO...


Que orgulho desta escola que está conseguindo vencer as dificuldades com o trabalho de excelentes profissionais...
Que orgulho dos nossos alunos...
Abraços a todos os que amam esta escola...porque nela estudam crianças e jovens maravilhosos, que têm grande potencial e muitos talentos!
Parabéns ao trabalho de toda a nossa equipe!
"Primeiro tem que acreditar.Então tem que tomar impulso, respirar fundo e se lançar.Tem que ter fôlego. Determinação. Paixão. Um bocado de coragem... Sabedoria.
Tem que aprender a dividir os sucessos. E os insucessos.Tem que aceitar que os resultados nem sempre dependem só da gente.Daí tem que aceitar os resultados (sem jamais ser conformista).
Tem que correr contra o tempo (mas tem que ter muita calma).
Tem que correr para alcançar o que quer (aproveitando esse querer o quanto der para aproveitar).
Tem que levar pouco peso - culpa, inveja, ódio, medo - senão fica difícil chegar lá.
Tem que ter delicadeza.Tem que ser muito forte.Tem que contar com a sorte.Tem que se entregar inteiro.
Tem que investir, se preparar, se prevenir.É que às vezes tem muitos obstáculos para a gente atravessar.Viver requer perseverança..."
(Autor desconhecido)

5ª SÉRIE A - 05/09/2008





Os alunos da 5ª A fizeram uma representação artística de músicas, na aula de Português (Professora Luciana Vian). O objetivo da apresentação foi estimular o aluno a interpretar letras de músicas de maneira dramática, desenvolvendo habilidades e competências referentes à formação de sentido de um texto.

A música não é apenas pano de fundo para um dado contexto, mas um texto que carrega em si suas próprias significações.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

8ª Série B - (04/9/2008)




A Professora Ana Joice de Oliveira, desenvolvendo o Projeto "Arte e Literatura", com os alunos da 8ª série B, período da tarde...


o Projeto tem como objetivo estabelecer relação entre a arte e a literatura e proporcionar momento de leitura aos alunos. É dividido em vários etapas, que vão desde a leitura de contos até produções com guache, confecção de cartazes e anúncios e produção de História em Quadrinhos.


1º A - ENSINO MÉDIO (04/9/2008)




O Professor de Física, Alvaro de Freitas, numa aula interessante sobre as dimensões da Terra, tentou tornar o mais concreto possível algo de difícil visualização: as relações espaciais entre os corpos celestes no Sistema Solar. Foram usadas bolas de tamanhos variados para ajudar neste processo, para que os próprios alunos construíssem um modelo preliminar!