segunda-feira, 28 de abril de 2008

RESGATANDO UM POUCO DA HISTÓRIA

Fotos, documentos e diversos objetos antigos, resgataram um pouco da história, através dos familiares dos alunos. O trabalho foi realizado na aula da Professora Desireé, de História, nas 5ªs séries do Ensino Fundamental, e resultou em uma socialização, onde os alunos demonstraram suas descobertas sobre os fatos do passado. A intenção da atividade foi estudar a contribuição cultural e o trabalho envolveu uma pesquisa juntamente com a coleta de material sobre sua origem. Muitas vezes as famílias não relatam para seus filhos as histórias do passado, mas isso aconteceu com esta atividade. Juntamente com os pais e avós, as crianças buscaram objetos que estavam guardados em casa.
Estamos aguardando as fotos desse trabalho, Desiréé!

MATEMÁTICA NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS!


Por que a matemática é uma ferramenta tão efetiva para descrever o modo como o mundo físico funciona? A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática. Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.
Podemos afirmar sem sombra de dúvida que dominar o uso da Matemática, hoje em dia, é uma condição necessária para o sucesso em uma quantidade enorme de profissões. As projeções para o futuro próximo indicam que esta tendência tende a se intensificar.
Mas lembrem-se: a Matemática não é um "bicho de sete cabeças", o que é preciso é compreendê-la! Não é mesmo, Professor Rogério?

CAPOEIRA - ALUNOS DA 8ª SÉRIE B - EDUCAÇÃO FÍSICA


EXPRESSÃO PELO MOVIMENTO: NA CAPOEIRA E EM TANTAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA

A leitura e a produção de textos orais e escritos fazem parte de todas as áreas do conhecimento. Em educação Física não é diferente. A Capoeira, por exemplo, é uma atividade cultural que exige habilidades motoras e capacidades físicas, em especial a de flexibilidade. Os movimentos da Capoeira também são uma forma de expressão.

Atividade rítmica: Manifestações da cultura rítmica nacional:
Para contextualizar a pluralidade da cultura rítmica brasileira, os alunos necessitam conhecer os costumes rítmicos dos nativos (as civilizações indígenas que habitavam o Brasil desde antes do século XV, cuja maior parte não mais existe). E foi pensando nisso que a professora de Educação Física (Alessandra Luiza), preparou brilhantemente uma atividade de dança com seus alunos ... ela que é um exemplo de dedicação... Parabéns Professora Alessandra!!

domingo, 6 de abril de 2008

HOJE É DOMINGO... E POR FALAR NISSO...

A ORIGEM DOS NOMES DOS DIAS DA SEMANA

Várias línguas homenagearam os astros e cada dia recebeu um nome relacionado a uma estrela . Entretanto em português usamos nomes não relacionados com os astros. A expressão "feira" tem origem em "féria" que indica a remuneração pelo dia de trabalho. Ainda hoje no Brasil, "féria" é o dinheiro recebido por um comerciante pelas vendas efetuadas naquele dia. Em bom e antigo português a “féria” está relacionada com o dia de trabalho.
A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do
hebraico שבת, shabāt, que designava o dia do descanso entre os judeus.
O domingo, “dia do Senhor”, é o primeiro da semana. Os dias subseqüentes, a partir do segundo, são dedicados ao trabalho e portanto: segunda – feira, terça – feira, quarta – feira, quinta – feira e sexta – feira. Para o sétimo dia manteve-se o sábado, que vem do hebraico Shabbath, que significa "repouso".

sexta-feira, 4 de abril de 2008

SAUDADE!

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.
Sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem... Que vocês façam mais histórias maravilhosas e intensas! Com certeza teremos uma vida inteira de convivência como amigos. D. Francelina, Cida Costa e S.Toninho...muito obrigada por tudo e muito sucesso, sempre!

ALGUNS ALUNOS E EX-ALUNOS DE NOSSA ESCOLA...





quinta-feira, 3 de abril de 2008

PARA RELEMBRAR...


Esses são os meus queridos alunos da E.E.Sylvio José Marcondes Coelho /Guaratinguetá - SP, em 2006 . Na foto de cima, sou eu e a professora de Arte (Eliane Risso), grande amiga e colaboradora.
Jorge Amado é um dos mais conhecidos escritores brasileiros, mas em sua extensa obra, figuram poucos textos infantis. O mais importante deles é a improvável história do amor entre um gato e uma andorinha, cujo final, a exemplo de Romeu e Julieta, não é dos mais felizes.
Participamos de um projeto "Literatura no teatro" e foi um sucesso. Os alunos assistiram a peça "O gato malhado e andorinha Sinhá", trabalharam com o material que a escola recebeu . Resolvemos montar então o nosso próprio espetáculo...e foi um grande sucesso!


quarta-feira, 2 de abril de 2008

SÃO PAULO ADOTA NOVA PROPOSTA CURRICULAR NAS ESCOLAS DO ESTADO

A Secretaria de Estado da Educação iniciou a adoção de uma nova proposta curricular de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. De acordo com a secretaria, o novo projeto irá proporcionar aos professores orientações sobre o que ensinar aos alunos. "Esta é uma medida muito importante", disse a secretária da pasta, Maria Helena Guimarães. "A secretaria está propondo o que deve ser ensinado em sala de aula, como um direito de igualdade a todos os alunos."
Composto por 76 livros, chamados Cadernos do Professor, direcionados para todas as séries (5ª a 8ª e Ensino Médio) e disciplinas, o material é dividido por bimestres com indicação claras dos conteúdos e das respectivas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.
Nos últimos anos a rede estadual de educação não tinha uma base curricular comum e cabia aos professores definir, isoladamente, o que ensinariam aos seus alunos. Com o novo projeto, há uma indicação sobre o que os estudantes deverão aprender minimamente.