quinta-feira, 23 de agosto de 2007

ADOLESCENTES...QUANTO CONFLITO, MEU DEUS!

Uma das dificuldades mais comuns entre os adolescentes é conseguir entender as mudanças que acontecem nessa fase da vida. É muito comum que essa dificuldade acabe por se refletir em suas emoções. A cena é muito conhecida por nós educadores: mau humor, rebeldia, irritação, comportamento inadequado em sala de aula, etc. Eles acham que ninguém é capaz de entender seus sentimentos , e no fundo, muitas vezes não entendemos mesmo! Resultado: Conflito, conflito, conflito...
Como se não bastasse tudo isso, vem aquela cobrança pela escolha de uma profissão. Além disso, surgem as primeiras paixões, as primeiras decepções, a incerteza de ser amado!
É um universo apaixonante de se ingressar! Conviver com adolescentes é muito bom, ou como ele mesmos dizem, é "tudo de bom"!

CARO LEITOR...

Escrever não é uma tarefa simples. Tampouco um dom que apenas alguns iluminados possuem. Ninguém nasce sabendo escrever, mas todos podem aprender a produzir bons textos, desde que sejam bem orientados para fazê-lo e se empenhem. No entanto, ninguém aprende a escrever de repente, como num passe de mágica; ao contrário, o aprendizado da escrita é um processo longo, que dura para além da escola. Escrever exige planejar, revisar e, por vezes, reescrever o texto mais de uma vez!
O texto que segue tem o objetivo de persuadir o leitor. Foi produzido pela aluna Natália Miranda Lima, do 2°A. A proposta era tentar convencer todos a comprarem um terreno na Lua. Tarefa difícil, hein!
Espero que, ao final, você comente o texto de nossa colega.

Quero vender um terreno na Lua
Estou vendendo um excelente terreno na Lua, por um preço jamais visto na face da Terra. Possui 1000m², com escritura e toda a documentação em dia e aprovada.
Atualmente, a Lua vem oferecendo grandes vantagens ao ser humano, já que a Terra vem passando por sérias alterações climáticas, trazendo assim, consequências graves como: furacões, chuvas excessivas, secas, doenças, infecções, entre outras tragédias.
Se você vive no litoral, está correndo grande risco de perder sua casa, já que o gelo da Antártida está derretendo, fazendo com que o nível do mar se eleve a cada dia que passa.
Não se preocupe se sentir saudade, pois este terreno tem uma vista maravilhosa para a Terra. Muitas pessoas estão indo morar na Lua, pois acredita-se que este será um lugar de mais justiça e paz.
Não perca esta oportunidade! Venha morar na Lua! Afinal...um terreno assim, com tantas vantagens jamais será vendido na Terra!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

IDÉIA INICIAL

A idéia de criar um BLOG surgiu quase como uma necessidade. Como leciono no Ensino Médio, ( na E.E.Walkir Vergani, em Boiçucanga, São sebastião), convivo diariamente com jovens (dinâmicos), sendo assim, preciso mesmo estar atualizada. Será bastante construtivo ter um espaço onde eu possa socializar textos, trocar idéias com outros professores e aprender também com meus alunos, expondo aqui alguns de seus trabalhos de produção.