sexta-feira, 30 de maio de 2008

PROFESSORA DESIREÉ E OS ALUNOS DA 5ª B

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,da felicidade a que todos temos direito.Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação. É isso aí, Desireé, continue sempre assim...pique total!!!

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA...



Sabemos que a música faz parte do cotidiano de todos, principalmente dos alunos.É interessante ressaltar que ao trabalharmos as músicas podemos perceber que algumas delas refletem o momento presente, a realidade, o cotidiano e outras nos lembram algo distante, épocas passadas e ainda acontecimentos que marcaram história. Desta maneira o aluno pode construir o próprio texto, baseando-se na leitura e interpretação discutida em sala de aula.
E FOI PENSANDO NISSO QUE A PROFESSORA DE ARTE - ELIANE RISSO, NUMA AULA DINÂMICA, TRABALHOU MÚSICA E CANTOU COM SEUS ALUNOS.

"ESCRITORES DA LIBERDADE"


O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.
Para trabalhar "valores" em suas aulas, a professora de Língua Portuguesa - Luciana Vian, utilizou este para posterior debate com os alunos, pois, enquanto não nos preocuparmos sinceramente uns com os outros, iniciando essa ação a partir das pessoas que nos são mais próximas e presentes, como podemos imaginar que as questões globais poderão ser resolvidas?

quarta-feira, 28 de maio de 2008

OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO HIP HOP

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo; Break dance - que representa a dança.
O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)...


Não há uma citação na história do hip hop onde o Graffite começou primeiro, ou de que forma foram criadas letras e formas de se desenhar, mas há quem diga que ele foi o primeiro elemento a ser formado. Naquela época gangues disputavam demarcando becos, muros e trens com seus nomes. Aos poucos a demarcação foi tomando segundo plano para uma verdadeira e nova forma de expressão artística, onde garotos com seus elementos futuristas ditavam novos estilos com o bico do ‘spray’ (nuts).
____________________________________________________________________
(ALUNOS DA 8ªSÉRIE A, NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFESSORA ALESSANDRA ) PREPARATIVOS PARA A APRESENTAÇÃO QUE ACONTECERÁ EM JUNHO

(B-GIRLS E B-BOYS)


(RAPPERS) (GRAFITEIROS)



Pensar na dinâmica do universo hip-hop obriga-nos, necessariamente, a fazer uma abordagem mais ampla das regras e dos costumes que os jovens da contemporaneidade inventaram para se comunicar. Esses códigos de comunicação refletem, geralmente, questões decisivas dos conflitos urbanos: violência, criminalidade, segregação, ocupação dos espaços públicos, entre outros. O movimento “rap” ou a cultura hip-hop, como seus agentes costumam se autodenominar, é uma constelação resultante do pós-Big Bem, ocorrido na cultura juvenil no início dos anos 70 do século XX.


A arte está associada aos mais distintos agrupamentos juvenis que buscam nas representações artísticas, notadamente na música, visibilidade e reconhecimento social para, com base nisso desafiarem as convenções estéticas da atualidade.

O nome HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

POR QUE É COMEMORADO O CORPUS CHRISTI?


O Corpus Christi é um feriado no qual católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, através do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.
Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

NOSSA ESCOLA É ASSIM...

A EE Sylvio José Marcondes Coelho foi construída e entregue em 1995. Passou a funcionar no novo prédio a partir de 23/08/2001. Hoje, a nossa escola atende ao ensino fundamental e médio.

MAIS UM TEXTO...

O TEXTO ABAIXO É DO ALUNO GUILHERME CÔMODO RIBEIRO, DA 5ªSÉRIE B:

"O historiador é como um investigador, para descobrir a origem de algum objeto, ele faz muitas perguntas: quem o fez, quando o faz, quem o usava, para que servia, etc.
Com isso ele descobre como viviam os povos antigos que usavam estes objetos, e também descobre como viviam os povos antigos através de marcas e vestígios deixados por eles.
As fontes históricas servem para o historiador conhecer o passado, compreender o presente e transformar o futuro através daquelas perguntas que ele faz.
O trabalho do historiador é diferente de um professor de história, o historiador, quando quer estudar alguma coisa, ele estuda só aquilo, nãqo vai estudar outra coisa, e o professor de história estuda muitas coisas ao mesmo tempo.
No trabalho de história com a professora Desireé, eu levei para sala de aula uma moeda de 2 cruzeiros, que foi feita em 1945 pela Casa da Moeda, ela servia para comprar as coisas, como o Real de hoje, ela era o dinheiro de antigamente."

FONTES HISTÓRICAS E O TRABALHO DO HISTORIADOR

A produção textual abaixo é do aluno João Vitor C.Barbosa, 5ª série B, do período da manhã. Parabéns, João! Acompanhem as publicações do Blog, pois o próximo texto pode ser o seu!!

" Fontes históricas são objetos deixados por pessoas do passado que dá para ser estudado pelos historiadores . Os documentos oficiais, vasos de cerâmica, desenhos históricos, vestígios e ossos são tipos de fontes históricas.
O historiador é como se fosse um detetive, ele faz perguntas para descobrir como as pessoas do passado viviam, estudando através de objetos deixados por essas pessoas.
No dia 15 de Abril nós realizamos uma atividade sobre objetos históricos de nossa família. Eu levei uma buringa para tirar fotos. Também procuramos saber para que servia a buringa, quem a usava, quem fez, e de que ano foi."