terça-feira, 9 de outubro de 2007

AGORA É A VEZ DOS MENINOS!

Os meninos, na adolescência, também enfrentam muitas dúvidas em relação à sexualidade. Mesmo nos tempos modernos, a cobrança da sociedade continua muito grande nas questões que envolvem o universo masculino. As velhas frases do tipo "homem não chora", "homem tem que ser macho", ainda sobrevivem. É mais do que normal que eles também passem por mudanças corporais e psicológicas.Tudo isso gera enormes conflitos e muitas vezes pode atrapalhar a liberdade de expressão deles. Calma!!!! Meninos também sofrem, choram, apaixonam-se, sentem desejo!! O legal é encontrar alguém para desabafar e dividir esses momentos.
Seguem abaixo algumas dicas que talvez possam ajudá-los, de alguma maneira, a encontrar respostas para tantas dúvidas:

* Muitos garotos confundem a força dos pêlos rompendo a pele com espinhas.

* As espinhas aparecem quando as glândulas sebáceas começam a funcionar. Tendem a desaparecer à medida que a produção de hormônios se equilibra. Caso o problema seja muito sério, é bom consultar um dermatologista, mas nunca se deve mexer na pele.

* A transpiração muda na adolescência e pode provocar mau cheiro. O problema se resolve com higiene pessoal e uso de desodorante, que não deve impedir a eliminação do suor para não causar danos à saúde.

* Na puberdade o corpo produz hormônios responsáveis pelo desejo sexual e pela produção de esperma. Quando é capaz de ejacular, o menino já pode engravidar uma menina. Isso significa que ele precisa se proteger das DST/Aids e gravidez indesejada, usando a camisinha.

* A polução noturna, ou ejaculação involuntária durante o sono, é perfeitamente normal. Ela é provocada por sonhos que despertam o desejo sexual dos meninos. É importante respeitar a necessidade de o jovem se masturbar. Ao contrário do que pensam muitos pais, a masturbação é uma forma de conhecimento do próprio corpo e de obtenção do prazer. Reprimir essa prática pode provocar um sentimento de culpa e um distanciamento do exercício saudável da sexualidade. Isso sim, faz mal ao desenvolvimento do jovem.

* Culturalmente, os homens fazem relação entre o tamanho do pênis e o poder ou a virilidade. Mas especialistas afirmam que o tamanho do pênis não influencia o prazer sexual, a não ser em casos extremos, quando é aconselhável a consulta a um urologista.

(Dicas retiradas do site http://www.andi.org.br/noticias/templates/boletins/template_pontoj.asp?articleid=816&zoneid=23)